Como incentivar o seu patudo a beber água?


Muitos gatos hoje em dia apresentam problemas renais. Um dos principais motivos para isto acontecer prende-se com o facto dos gatos domésticos beberem pouca água.
Antigamente os gatos eram animais selvagens e como tal donos de um instinto de sobrevivência muito apurado. Ingerir água suja e parada podia gerar uma contaminação e consequentemente por em causa a sua vida e a própria espécie. Se os gatos sentiam o cheiro de um animal morto próximo à fonte de água, instintivamente eles não a consumiam, uma vez que o risco dessa água estar contaminada era elevado.
O tempo passou, mas o instinto permanece, o gato continua a recusar água parada, apenas aprecia beber água corrente.
Se o gato tiver como fonte de água apenas um recipiente próximo da sua ração, ele pode simplesmente não beber água de todo, ficando desidratado, e consequentemente susceptível a uma serie de doenças decorrentes da desidratação.
O papel do dono em estimular os felinos a consumirem uma boa quantidade de água ao longo do dia é primordial, para manterem a saúde e a pelagem do seu patudo em ordem.
Abaixo ficam algumas dicas que irão certamente ajudar a estimular o vosso pet:
1) Deixar o recipiente de água longe quer da ração quer da caixa higiénica: Em alternativa coloque o recipiente de água num local onde o seu gato se sinta seguro, e por onde passe ao longo do dia;
2) Dê preferência a recipientes de inox: São fáceis de lavar, e deixam a água do seu patudo bem mais fresquinha;
3)Troque a água diariamente: Troque a água frequentemente, e de todas as vezes que o fizer, lave o recipiente com detergente e remova todos os resíduos do mesmo;
4) Use e abuse de recipientes: Espalhe recipientes pela casa, em particular nos locais que o seu felino adora ou onde passa mais tempo.
5) Fonte: Os gatos adoram água corrente! Uma fonte apropriada, pode ser a solução para o seu felino aceitar consumir mais quantidade de água;
6) Beber é divertido: Em particular no verão, colocar cubos de gelo no recipiente de água, pode estimular o seu amigo. Pois não só vão garantir diversão :), como também vão deixar a água bem mais fresquinha, e o seu patudo também :)
 
Beijinhos e até já!!

 


1 comentário


  • Ermelinda Correia

    Boas dicas para resolver situações dos nossos patudinhos!!!


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos