Como preparar a casa para que o seu gato adore?


Os gatos são territorialistas e como tal gostam de ter o seu cantinho bem organizado, ou se preferir, a sua casa organizada do jeitinho certo. :)

Abaixo, dou algumas ideias, provenientes de uma vida inteira de convívio com esta espécie espetacular.

Quando trazemos um felino para nossa casa temos de ter presente que os gatos adoram alturas e saltar, como tal temos de ter um cuidado redobrado com as janelas da casa ou do apartamento (principalmente se for alto), para evitar quedas e acidentes de qualquer tipo;

Como já mencionei antes, os gatos são muito organizados e sensíveis a cheiros, como tal a caixa de areia deve ser colocada longe da caminha, e das taças de água e ração;

É horrível chegar a casa e descobrir a sua cadeira favorita desfiada ou rasgada. Por outro lado, os gatos gostam de afiar as unhas, pois sentem-se mais seguros e donos de si. Para evitar este tipo de constrangimentos, é valido investir em arranhadores. Existem protetores de canto de sofá bastante apresentáveis, ou então, se tiver jeito para bricolage, simplesmente colar cordas fortes nas pernas de uma cadeira ou mesa mais resguardada, estes truques irão certamente ajudar, a diminuir este risco.

Os gatos adoram água corrente. A nossa gata, sempre que ouve uma torneira aberta, lá está ela! Pelo que é válido equipar a casa com uma fonte de água. Não precisa ser grande, ou ocupar muito espaço. A fonte tem o benéfico adicional de estimular  consumo de água pelo gato, o que será muito bom na prevenção de doenças futuras.

Bolas de pêlo são um problema! Os gatos são muito limpinhos e como tal temos que os ajudar a libertarem-se das bolas de pêlo. Existem vários medicamentos e rações que auxiliam neste campo, mas termos na nossa casa um vaso com uma relva verdinha e fresquinha, vai fazer as delicias do seu gato.

E se quiser dar os 10% a mais, pode equipar na sua casa diversas prateleiras, com diferentes alturas e texturas, certamente estará a estimular a curiosidade do seu gato e a incentivar o seu exercício físico, combatendo a obesidade, pois não há gato nenhum que resista andar a saltar de um lado para o outro.

Mas atenção, com estes saltos eles também podem derrubar algum objeto, e com isso correr o risco de o partir e consequentemente se magoar. Pelo que, no inicio e até que o seu novo amigo, conheça bem a casa, é valido guardar objetos de que goste muito, ou que se possam partir.

A mesma recomendação é válida para produtos que possam intoxicar o seu pet, como produtos de limpeza e medicamentos. Alerta também aplicável a algumas plantas ornamentais, em particular as que apresentam a cor branca/clarinha, ainda que parcial, nas suas folhas.Caso algum incidente aconteça, procure ajuda com a maior brevidade possível.

Os fios elétricos precisam ficar bem arrumados e o mais inacessíveis possível, dado que o gato simplesmente adora roer e como tal pode existir o risco de ficar preso, de engolir algum objeto que não possa, ou simplesmente do fio deixar de funcionar.

Esperamos ter ajudado a tornar o vosso pet ainda mais feliz.

 

Bjinhos


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos