Cuidados práticos a ter com o seu gato


O objectivo deste post é de deixar aqui alguns conselhos úteis, para que o seu gato tenha uma vida longa e feliz.

1) Como devo alimentar o meu gato?

Pode alimentar o seu gato com ração, alimentos equilibrados secos ou comida húmida.

Existe uma enorme variedade de sabores, apresentações e marcas. Quando chegar a altura de escolher o alimento tenha em atenção a idade (bebé,adulto ou senior), o estado fisiologico (gestação, aleitamento,castrado, obeso, etc).

A comida deve ser trocada diariamente e deixada num lugar de fácil acesso para ele e onde não haja nem insectos nem roedores.

Disponibilize permanentemente água fresca e limpa, noutro recipiente e um pouco afastado da comida. Salientamos que os gatos adoram beber água corrente, como pequenas gotas que caem de uma torneira mal fechada, ou de uma fonte. Quando o quiser mimar, abra um pouco uma torneira e fará as delicias do patudo!

Não convém alimenta-los com comida caseira, dado ser mais difícil garantir um correcto equilíbrio nutricional.

2) Qual a melhor forma de cuidar da saúde do meu gato?

Deve vacinar e desparasitar o seu gato seguindo as indicações do veterinário. Geralmente, um adulto deve ser vacinado anualmente (veja no nosso blog o nosso artigo onde explicamos pormenorizadamente o plano de vacinação quer dos cães quer dos gatos), ainda que os planos variem em função do local onde vive.

Proceder à desparatização interna 4 vezes por ano, para evitar parasitas internos.

Para os parasitas externos como as pulgas, piolhos ou carraças existem vários produtos de fácil aplicação. Antes de os utilizar consulte o veterinário para escolher o produto que melhor se adapta ao seu gato e às suas necessidades.

Outro aspecto fundamental para manter o seu gato saudável e feliz é a higiene. Deve ter uma caixa de areia e muda-la diariamente (retirar excessos), já que não gostam de a usar quando está suja e provavelmente irão procurar outro sítio para fazer as suas necessidades.

3) O que são bolas de pêlo?

Os gatos são animais muito limpos que se lambem continuamente ao longo do dia. No entanto, quanto mais o escovar melhor será para a sua pele e pêlo. Terá um pêlo mais forte, espesso, brilhante, saudável e sem bolas de pêlo.

Os gatos que vivem na rua estão habituados às mudanças de temperatura do tempo e às variações da luz e perdem menos pêlo em comparação com os que vivem em casa, a uma temperatura constante e com luz artificial.

Esta perda de pêlo e o lavar ou lamber dos gatos, faz com que muitas vezes se formem essas acumulações de pêlo. Normalmente, costumam sair com as fezes mas caso isso não aconteça, a sua presença no trato intestinal pode provocar alterações como vómitos, diarreias, obstruções e falta de apetite, entre outros sintomas.

4) De quanto em quanto tempo devo escovar e dar banho ao meu gato?

Como já mencionado, escove frequentemente o seu gato para eliminar o pêlo solto e dê-lhe malte felino para evitar a formação de bolas de pêlo. Cerca de 2 a 3 vezes por semana será suficiente e irá ajuda-lo a manter um bom trânsito intestinal.

Existém também rações especiais para estes casos. Chamam-se hairball, não têm prescrição médica e há de várias marcas e sabores.

Por norma não é necessário dar banho ao seu gato. Os gatos são animais muito limpos que se lambem continuamente ao longo do dia. No entanto, quanto mais o escovar melhor será a sua pele e pêlo. Terá um pêlo mais forte, espesso, brilhante , saudável e sem nós. 

Se lhe quiser dar banho, pode fazê-lo com um shampoo neutro, especial para gatos e secá-lo com uma toalha ou secador de cabelo manual. Mas não se esqueça, geralmente os gatos não gostam de água, nem tão pouco do secador :)

Aqui na Pets irá encontrar tudo o que precisa para desfrutar ao máximo do seu gato e proporcionar-lhe cuidados adequados. Desde a comida para gato mais deliciosa e saudável, até toda a gama de produtos e acessórios para manter a higiene do seu gato em perfeitas condições.

 Um beijinho e até breve!


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos