Uma boca sempre limpinha! :)


Se parar e olhar para a boca do seu Pet...vai encontrar uma fila de dentes branquinhos ou pelo contrário encontraremos dentes acastanhados e um hálito desagradável?

A doença periodontal é uma infecção comum da cavidade oral. Apesar de ser muitas vezes menosprezada, é uma doença grave que, para além de fazer com que o hálito do seu animal não seja dos mais agradáveis, pode fazer com que o seu pet demonstre dificuldade em comer (os dentes abanam, as gengivas estão inflamadas e têm dor).

Adicionalmente, e em situações mais graves, pode mesmo vir a desenvolver certos distúrbios como pneumonia e infecções cardíacas.

Na boca existem inúmeras bactérias, que se não forem cuidadas originam o aparecimento de tártaro. Este por sua vez é responsável pelo mau hálito e vai-se acumulando sobre os dentes, as margens das gengivas e os dentes começam a abanar.

Em situações extremas, pode mesmo ocorrer a perda de algum dente ou a passagem das bactérias para a corrente sanguínea, provocando infecções noutros órgãos.

A melhor forma de evitar este problema passa pela prevenção! Ou seja, habituar desde cedo o seu animal a um ritual de higiene oral (tarefa mais fácil nos cães do que nos gatos).

1) Existem no mercado escovas e pastas dentrificas especificas para eles;

2) Uma alimentação de alta qualidade à base de ração seca será uma boa medida para prevenir estes problemas, visto que ao ser mastigado a ração tem uma acção abrasiva a é menos provável que fique agarrado aos dentes, evite ainda dar restos de comida ao seu pet.

No caso do seu pet já ter tártaro formado, a melhor solução será fazer uma destartarização.

Este procedimento é feito da mesma forma que em nós, por meio de um aparelho de ultra-sons que quebra o tártaro.

A única diferença é que os animais não ficam voluntariamente de boca aberta e também não toleram bem o som do destartarizador, pelo que o procedimento é feito sob o efeito da anestesia geral, como tal será sempre um último recurso.

Também por esta razão, não convém adiar a resolução do problema visto que a anestesia em animais idosos é um procedimento que representa muito mais perigo. Durante a destartarização os dentes que estão a abanar, por norma são extraídos.

Será então primordial a manutenção de uma boca sã, quer através de uma dieta equilibrada, quer através da manutenção de hábitos de higiene saudáveis.

Na Pets, temos vários produtos de higiene que poderão facilitar e ajudar a sua mascote a criar e manter estes bons hábitos de higiene.Temos ainda diversas rações, brinquedos e snacks que poderão realmente fazer a diferença.

Tem alguma dica de como lavar, sem stress, os dentinhos da sua mascote? Partilhe connosco!

 

Até já!

 

 


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos