Hora do banho!


Desde sempre tive gatos e mais recentemente, cães também.

E pela minha experiência, o banho é um ato normal e que faz parte do perfeito equilíbrio da família como um todo. É certo que os nossos fofinhos não necessitam tomar uma banhoca gostosa com tanta regularidade quanto nós humanos, não obstante, tem de acontecer, e convém ser a melhor experiência possível para que o nosso peludo a queira repetir.

Confesso que desde que a Leya chegou à nossa família, apenas tomou 2 banhos, assim que chegou e cerca de um ano depois. Ela é uma gatinha extremamente limpinha e que realmente não necessita nem gosta muito :).

Já o Guilherme...perdi a conta da sua evolução de banhos.

A quantidade de banhos necessários para cada cachorro, acredito que varia de acordo com a raça, tamanho, tipo de pelagem e atividade diária, contudo os especialistas afirmam que uma vez por mês é a quantidade básica para que a nossa mascote esteja limpa, saudável e perfumada. Já a escovagem, esta deve ser regular, mais do que uma vez ao dia, principalmente se a raça for de pelo comprido, para se evitarem os nós e emaranhados, tão dolorosos e difíceis de remover.

Existem cachorros que adoram tomar banho e existem os outros, que ainda não adoram, mas que estou certa, irão passar a adorar.

Dar banho ao cachorro é uma atividade simples que irá fortalecer ainda mais o vinculo já existente entre o cachorro e a sua família, para tal é necessário identificar se existe algum elemento no banho que traga ansiedade ao nosso pequenote. Normalmente, as maiores ansiedades são causadas pelo secador, pela água e pela escova. Independentemente de qual seja o motivo da ansiedade, acredito que o importante, para que o medo seja efetivamente ultrapassado, passe pelo reforço positivo do comportamento desejado, para que o nosso amiguinho fique feliz, por mais uma prova superada.

Então vamos lá analisar por partes, se o medo for o secador, temos de perceber se o medo é do equipamento (sentirá medo mesmo com ele desligado) ou do barulho. Caso seja do equipamento, sugiro que fiquem no local escolhido para o banho e com o secador desligado e longe, o vá progressivamente aproximando e oferencendo petiscos sempre que o cachorro ficar mais calmo. Será precisa alguma paciência, mas o mais importante é vencer o medo, e a recompensa virá.

Caso o medo seja do barulho, o procedimento anterior deverá ser repetido, mas sem nunca apontar o secador para o focinho, para não gerar mais medo. Poderão aproximar, afastar, deixar cheirar, para desmistificar, sempre acarinhando e dando recompensas, para que o cachorro interiorize que está tudo certo.

Caso o medo seja da escova, o procedimento é em tudo igual ao do secador, sendo a mensagem primordial a de que está tudo bem e de que ele não precisa ter medo, que você o protege de tudo.

Os casos um pouco mais difíceis passam pela água, nestes casos, num primeiro momento poderemos simplesmente entrar para dentro da box ou da banheira, e brincar com ele jogos simples, com o brinquedo favorito, ou simplesmente com petiscos, por forma a que se vá habituando, conversar com ele baixinho e carinhosamente, afagando o seu pelo, transmitindo-lhe conforto de que você está la para ele. Podemos repetir esta rotina por 3 ou 4 dias, ou até que você ache que seu peludo já está pronto. Assim que o nosso cachorro já esteja bem confortável neste novo elemento, podemos ter um potinho com agua morna, molhamos a patinha, depois a outra e por fim o corpo. Atenção para não molhar o focinho nem o rosto, que é a área mais sensível.

Para que o banho decorra em segurança, não esqueça de colocar uma superfície antiderrapante, pois sua mascote ficará mais segura e sem medo de escorregar; de verificar se precisa cortar as unhas dela, para evitar arranhões durante o banho (tendo atenção para não cortar muito curto e originar sangramento); de escovar muito bem o pelo (principalmente se for uma raça de pelo longo), para garantir que todos os nós e emaranhados estão removidos, para que o banho seja mais eficaz); colocar as bolas de algodão nos ouvidos, para diminuir o risco de desenvolver infeções no ouvido; e voilá, estamos prontos para entrar :).

A água deve estar temperada (nem fria, nem quente), pois as nossas mascotes são muito sensíveis à temperatura, a altura da água não deve ser superior à dos joelhos dos nossos pequenotes, para que estejam bem confortáveis e tranquilos.

Lavar sempre primeiro o corpo (deixar rosto e focinho para último), dando particular atenção à cauda, patas, axilas, etc, para que fiquem bem limpos, massageando bem o pêlo, para remover todas as sujidade e transmitir muito amor e carinho...pois, quem não gosta de uma boa massagem?.!

Antes de aplicar o condicionador, é altura de lavar o rosto e focinho. De uma forma bem delicada, devemos molhar o mesmo gentilmente, sem grande excesso de água, aplicar pouco shampoo, e remover tudo direitinho assim que possível. Utilizar o pano para limpar excessos de água pode ser uma dica para aumentar o conforto da sua mascote.

Durante este processo procure ir conversando com o seu cachorro para que este fique bem calmo e sem medo.

Chegou a hora de aplicar o condicionador, o qual só deverá ser aplicado do pescoço para baixo, por cerca de 2-4 minutos. Durante este tempo de espera, verifique se o seu cão não tem frio, para evitar desconfortos desnecessários.

Chegou a hora de sair, e a nossa mascote foi uma heroína, diga-lhe isso mesmo, enquanto lhe retira o algodão dos ouvidinhos e o excesso de água do pelo, vá elogiando, o quanto é um cachorro amoroso, e do quanto você está orgulhosa dele, vale um petisquinho, porque não?! :) o importante é ir criando memórias gostosas e alterando comportamentos pelos desejados.

Chegou a hora do secador, sem colocar numa temperatura alta, comece do pescoço para a cauda tendo atenção para não virar para o focinho ou estar sempre no mesmo local e assim queimar a pele. Utilize uma escova para ajudar a retirar qualquer nó que tenha permanecido, e termine limpando os ouvidos e o excesso de lágrimas, para que sua mascote fique absolutamente linda!!!

Parabéns! Tenho a certeza que o próximo banho irá ser muito melhor e mais divertido!

um bjinho grande e até breve


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos