Otite é coisa séria!!


As orelhas dos nossos cães são extremamente sensíveis como tal devemos dar-lhes particular atenção. 

É muito importante que estas sejam mantidas sempre limpas dado serem fundamentais para que um cachorro viva bem e cresça saudável.

Semanalmente devemos fazer a higienização das orelhas, e durante a mesma devemos dar particular atenção à existência de excesso de cera, feridas ou muita sujidade, por forma a prevenir o aparecimento de otites.

Existem diversos sintomas que nos podem ajudar a diagnosticar se o nosso cão está com uma otite, e assim a solicitar ajuda médica especializada:

1) Comichão intensa nas orelhas - o cão balança a cabeça, coça a orelha com as patas e esfrega as orelhas em móveis e no chão;

2) Colocar a cabeça meio de lado;

3) Existência de mau cheiro dentro das orelhas;

4) Existência de secreções: em alguns casos o cão pode apresentar pus dentro das orelhas;

5) Vermelhidão, escurecimento ou crostas dentro do ouvido;

6) Perda de audição;

7) Dor intensa: os cães demonstram que estão com dor quando alguém chega perto de suas orelhas ou quando alguém toca em suas orelhas e ele se afasta ou tenta morder quem se aproxima;

8) Ferimentos atrás das orelhas de tanto coçar;

O tratamento destas situações passa pelo uso de medicação tópica e da correta realização da limpeza dos ouvidos de acordo com as indicações médicas. Cabe ao veterinário definir qual a melhor medicação a aplicar, e consequentemente não devemos alterar ou auto-medicar o nosso pet.

Como tudo na vida, o melhor mesmo é apostarmos na prevenção destas situações bem dolorosas para os nossos patudos. Para isso devemos proceder à limpeza das orelhas pelo menos uma vez por semana, e ter o cuidado de manter as orelhas do cão sempre secas.

Se o cão tem muito pêlo na região interna das orelhas, a tosa higiênica pode ajudar a resolver, pois prevenirá que se acumule sujidade nessa região.

Se o seu cão tem orelhas muito compridas, o ideal é optar por ter um pote de água bem fundo e estreito por forma a se evitar que as orelhas se molhem, quando este for beber água.

Outra dica passa por quando lhe der banho se lembrar de lhe colocar algodão nos ouvidos, para evitar que a água entre. No final retira os algodões e limpa bem a região.

:)

Um beijinho e até breve.


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos