Quando castrar o meu gato?


Muitos donos de gatos, principalmente aqueles que adquirem os miaus quando estes ainda são muito pequeninos, têm esta dúvida.

Quando é a melhor idade para eu castrar o meu gato? Se eu castrar o meu gato muito novo, ele pode vir a desenvolver problemas urinários? Posso castrar a minha gatinha na época do cio?

A maioria dos profissionais afirma que a melhor idade para se castrar um gato é entre os 6 e os 8 meses. Porém, trata-se de uma idade meramente indicativa, pois tudo depende do desenvolvimento especifico do seu gato. Por isso, a melhor coisa a fazer é levar o seu pet ao veterinário da sua confiança, para que ele seja devidamente avaliado. Após esta analise e depois de explicado todo o procedimento e cuidados, realiza-lo seguro de que estão a escolher a melhor opção para o vosso bichano, sendo que isso pode acontecer antes ou depois da data estipulada de seis meses, que falamos anteriormente.

Relativamente aos gatos machos, a dúvida mais generalizada prende-se com a idade, atendendo ao receio generalizado que os donos sentem, em de alguma forma estarem a comprometer o desenvolvimento do sistema urinário do seu pet.

Antigamente acreditava-se que só após os 9 meses, o gato macho tinha o seu sistema urinário totalmente maduro, actualmente, depende do gato, tal pode ocorrer após os 5 meses.

Cada caso é um caso, pelo que o exame realizado pelo seu veterinário de confiança, ganha aqui um papel preponderante.

Relativamente às fêmeas, a definição do período ideal de castração é um pouco mais complicado.Existem dois momentos propícios, devendo a gatinha cumprir os critérios abaixo descritos: antes de atingir a puberdade (primeiro cio), no caso da gatinha já pesar pelo menos 2,5 kg; depois do primeiro cio, quando ela estiver em anestro (período de completa inactividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio).

Em situações limite, pode-se realizar as castração durante a época do cio, contudo o procedimento é muito mais complicado e envolve um maior risco, sendo portanto desaconselhado.

 


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos